Outras Postagens

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Comparativo: qual é o melhor Ultrabook do mercado?

Progama exibido em: 27 de Maio de 2012 | 15:45h
O Olhar Digital testo os produtos da Samsung, HP, Dell, Asus e Acer, e descobrimos qual Ultrabook apresenta o melhor conjunto confira.




Leia a matéria na integra
Cinco fabricantes aceitaram nosso convite e colocaram seus produtos frente a frente na bancada do Laboratório Digital. A Samsung, com o modelo 530 UB AD1, a HP, com o Fólio 13 2.000, a Dell com o XPS 13, a Asus e o Zenbook UX 31 E, e a Acer, com seu Aspire S3.
Aí já temos a primeira observação. Asus e Dell optaram pelo processador top de linha, o Core i7. É claro que isso deu vantagem a eles no quesito velocidade. Mas, por outro lado, isso também pesou no preço final.

ÁUDIO

Pode parecer estranho avaliar o áudio de um computador. Mas, esse é um quesito importante, já que você muito provavelmente vai querer, por exemplo, assistir vídeos no seu Ultrabook. Ainda que você vá ouvir isso pela Internet ou pela TV, as diferenças são evidentes. Ouça um mesmo trecho do Olhar Digital reproduzido em cada um deles. O volume do player e dos alto-falantes está sempre no máximo. Para nós, a vitória da HP é evidente, com mais potência, e boa qualidade de reprodução. Logo atrás, veio a Asus, também com uma ótima qualidade, mas com um pouco menos de potência. Samsung vem em terceiro, seguida de Dell e, depois, de Acer.


TELA

A qualidade da reprodução do vídeo variou bastante. Avaliamos esse quesito usando vídeos em altíssima definição. A boa notícia é que todos eles deram “play” no material, sem engasgos. Sinal de que as placas de vídeo seguraram bem o tranco. Mas, se você pensar em games pesados, é melhor procurar outro tipo de computador. Na ponta, com a melhor tela, ficou o HP, com reprodução fiel das cores, contraste bem balanceado e sem muita granulação. Em seguida, veio o Dell. Em terceiro lugar, o Asus. Em penúltimo lugar, o Samsung, seguido pelo Acer.


PESO

Estamos falando de Ultrabooks. Então, quanto mais leve, melhor. O campeão nesse quesito foi o aparelho da Asus, com um quilo e trezentos gramas. Depois, ficou o Acer, com um quilo, trezentos e cinquenta gramas. Aqui, o Dell ficou em terceiro, com um quilo, trezentos e sessenta gramas. Depois, veio o Samsung, com um quilo quatrocentos e setenta gramas. Por último, o HP, o mais pesado, com um quilo quatrocentos e noventa gramas. Para quem não sabe, nos Ultrabooks, geralmente o HD é substituído pelo SSD – que uma tipo de memória parecida com a usada nos pendrives. Essa é uma das explicações para o menor peso, menor espessura e mais velocidade dos Ultrabooks. Mas, isso, explica, também em parte, porque eles são mais caros. Um SSD ainda é bem mais caro que um HD. A Samsung optou por usar um SSD pequenininho, de 18 Giga –  para abrigar apenas o sistema operacional. Um HD tradicional, de 500 Giga é quem guarda os arquivos. A Acer seguiu o mesmo caminho: um SSD de 20 Giga e um HD de 320 Giga. O resultado são máquinas mais baratas, mas um pouco mais lentas!


VELOCIDADE

E por falar em velocidade, esse é o quesito avaliado agora. Os Ultrabooks chegaram ao mercado com a promessa de serem muito mais rápidos que os notebooks convencionais. E é verdade. Nos nossos testes, o aparelho da HP levou apenas 18 segundos para inicializar o Windows e dois segundos para sair da hibernação. O Asus e o Dell vêm em seguida, com 23 segundos para inicializar. O Dell saiu da hibernação em 1 segundo. O Asus, em 3 segundos. Depois, temos o Acer, que levou 28 segundos até o Windows estar pronto para ser usado e 1 segundo para sair da hibernação. O Samsung levou 29 segundos para sair do desligado, e 4 segundos para sair da hibernação.

Mas a inicialização do sistema operacional é apenas um dos aspectos da velocidade de um micro. Para avaliar o desempenho das máquinas, recorremos a testes padronizados, chamados de benchmarks. Para facilitar um pouco nossa vida, todos os modelos testados trazem 4 giga de memória RAM. Apenas os processadores são diferentes. Aí, o Asus se deu melhor nos diferentes testes que realizamos. Logo depois veio o Dell, seguido pelo HP, pelo Acer e pelo Samsung.


DURAÇÃO DA BATERIA

Existem várias maneiras de medir a duração da bateria de um micro. Nós usamos um programa especificamente desenhado para drenar as baterias. O campeão aqui foi o HP. A bateria aguentou nada menos que 207 minutos. Em segundo lugar veio o Samsung, com 191 minutos. Em seguida, o Acer, com 149 minutos. No pelotão de trás ficaram o Asus e o Dell. Mas, aqui cabe uma ressalva. O Acer usa um processador Core i3. O HP e o Samsung  usam processadores Core i5, enquanto o Asus e o Dell usam core i7 – mais rápidos, mas que consomem mais. Resumindo, o placar ficou assim. Entre os que usam Core i5, o HP se deu melhor. Entre os que usam Core i7, a vitória foi do Asus. O Acer, apesar de usar o processador mais fraquinho ficou apenas com a terceira posição.


CONEXÕES, TECLADO E TOUCH PAD

Quando chegou a hora de avaliar conexões, teclado e touch pad, uma boa notícia. Todos os modelos já trazem o USB 3.0. Isso significa que você pode transferir seus arquivos numa velocidade até 10 vezes maior do que com o USB 2.0.

Já no quesito teclados e mouse pads, várias decepções. Para falar a verdade, achamos que quase todos os fabricantes precisam dar uma atenção maior a esses itens. De modo geral, os touch pads são imprecisos e não muito rápidos. A exceção fica por conta da HP, com rolagem e zoom eficientes. Depois, veio o Dell, seguido pelo Samsung, pelo Acer e, por último, o Asus. Os teclados se saíram um pouco melhor. Achamos o HP o mais confortável, seguido pelo Dell, pelo Samsung, Acer e, por último, o Asus.


PREÇO

Item difícil esse. Na nossa opinião, os Ultrabooks ainda estão muito caros no Brasil. Sabemos que boa parte do problema está na carga de impostos absurda que pagamos por aqui. Mas, os fabricantes também poderiam dar uma forcinha... Asus e Dell – que são as máquinas mais sofisticadas, com Core i7 – custam nada menos que 6 mil reais cada. Em terceiro lugar, vem o HP, com 3.800 reais. O Acer sai por 2.600 e, o mais barato, o Samsung, por 2.400 reais. Detalhe importante: o Samsung com Core i5 é mais barato que o Acer com Core i3.
 

CONCLUSÃO

Para não comparar alhos com bugalhos, decidimos escolher um vencedor entre as máquinas com processador Core i7 – as que estão no andar de cima da disputa.  O outro vencedor foi escolhido entre as máquinas com processador Core i5 e core i3. Entre os Core i7, a vitória ficou com o Dell XPS 13, à frente do Asus. Eles empataram em quase tudo. O Asus levou a melhor no áudio. Mas, perdeu no teclado pouco confortável e na conexão Wi-Fi. Nas mesmas condições dos concorrentes, o Asus perdeu o sinal repetidas vezes, o que prejudicou bastante a navegação. Cá entre nós, num computador de 6 mil reais, isso é, digamos, inadmissível.

Entre as máquinas mais simples, uma decisão difícil. O aparelho da HP foi quem se saiu melhor em quase todos os quesitos. Porém, é o mais caro e o mais pesado. Então, atribuindo médias ponderadas a cada item, a escolha do Olhar Digital vai para o Samsung. Ele ficou um pouco abaixo do HP em alguns quesitos, mas é 1.400 reais mais barato.

Para resumir : se você tiver um bom dinheiro sobrando e quiser apostar num ultrabook sofisticado, a escolha do Olhar Digital vai para o DELL XPS 13. Para quem busca um máquina menos cara, a escolha do Olhar Digital é o Samsung 530 UB AD1. Mas, aqui cabe uma menção honrosa. A máquina da HP foi a melhor de todas no desempenho do Wi-Fi, no conforto do teclado e da digitação e apresentou uma das melhores telas. Acabou perdendo a disputa por custar mais que o Samsung, apesar de oferecer o mesmo processador.
Aproveite para deixar sua opinião sobre os aparelhos testados. Divida com a galera suas impressões!



Fonte : Olhar Digital 
Comentários
0 Comentários