Outras Postagens

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Exames médicos em minutos com Aparelho portátil

Sharp desenvolve aparelho portátil que faz exames médicos em minutos

 Talvez ainda leve um tempo para que alguns exames médicos dispensem o uso de agulhas e outras ferramentas pontiagudas. No caso do exame de sangue, além de causar desconforto a várias pessoas, os resultados levam dias para ficarem prontos e, muitas vezes, podem exigir o retorno do paciente para coleta de novas amostras.

Mas um novo aparelho pode amenizar esse problema. A Sharp Labs Europe, em parceria com a Univesidade de Southampton, na Inglaterra, criou o Microfluidics, um dispositivo que pode ser pequeno no tamanho, mas é capaz de realizar uma bateria de exames médicos e exibir diagnósticos para os usuários.

Tudo o que a máquina precisa para funcionar são duas gostas de sangue, que devem ser colocadas em pequenas entradas. Uma vez depositada as amostras, o sistema inteligente divide as gotas de fluido em pequenos compartimentos que serão expostos a uma série de reações químicas diferentes e controladas. Por fim, o aparelho leva apenas alguns minutos para fazer e avaliar os testes.

O projeto é ambicioso, e os cientistas esperam contribuir para que a medicina possa salvar mais vidas. Contudo o Microfluidics só deve se tornar mais comum daqui cinco ou dez anos.
Comentários
0 Comentários